Ciência e Cultura

Juntamente com a UNESCO acreditamos que a educação é um direito humano para toda a vida e que o acesso deve ser acompanhado pela qualidade. A Organização é a única agência das Nações Unidas com um mandato para cobrir todos os aspectos da educação, pois ela transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

Conhecimento e habilidades são adquiridos, explorando problemas reais e de forma integrada. Nossos projetos são alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO.

Na Educação, a principal diretriz da UNESCO é auxiliar as escolas a atingir metas, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de crianças e jovens. Para isso, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico de todos os países.

A UNESCO fornece liderança global e regional em educação, fortalece os sistemas educacionais em todo o mundo e responde aos desafios globais contemporâneos por meio da educação com igualdade de gênero como um princípio. Seu trabalho abrange o desenvolvimento educacional da pré-escola ao ensino superior e além disso os temas incluem cidadania global e desenvolvimento sustentável, direitos humanos e igualdade de gênero, saúde e desenvolvimento de habilidades técnicas e vocacionais.