Tema: Disciplina Positiva – Como aplicar com os nossos filhos?

• Tema: Disciplina Positiva – Como aplicar com os nossos filhos?

Educar uma criança não é fácil e isso todos nós sabemos! O que nem todos sabem é que é possível educar uma criança de maneira com que a firmeza, a empatia e o afeto não se dissociam.

A Disciplina Positiva tem ganhado espaços nos ambientes escolares e, consequentemente, famílias têm se tornado cada vez mais adeptas ao modelo educativo.

Trata-se de uma forma de educar as crianças, onde é possível estabelecer os limites necessários através de diálogos, de maneira com que ela se sinta respeitada. Ao contrário do que alguns pensam, a Disciplina Positiva não se trata de uma abordagem permissiva e muito menos autoritária, pois ela tem, como um dos objetivos principais, propor às crianças a reflexão sobre as consequências das atitudes, desenvolver habilidades na vida social e interpessoal, além da comunicação não-violenta. Para colocar em prática em casa, é preciso desconstruir a ideia da educação tradicional em que a maioria de nós fomos criados, deixando de lado a educação punitiva, que castiga, constrange e foca no erro (Lembre-se: erros são oportunidades de aprendizagem e não fracasso!). Para a abordagem positiva, que propõe reflexão sobre as atitudes, o foco está na resolução dos problemas e no ensino sobre as consequências das ações.